Gestão de TI

Gestão da Tecnologia da Informação ou simplesmente Gestão de TI é o conjunto de atividades, projetos e metodologias criadas com recursos de computação ou não com a finalidade de alinhar a TI ou Tecnologia da Informação às estratégias do negócio.

Por exemplo, uma empresa implanta uma área de suporte técnico ou Help Desk para auxiliar as demais áreas a melhor utilizar as ferramentas de informática e computacionais investidas ao longo do tempo, porém não mede o tempo para atendimento dos chamados dos usuários ou não mantém um histórico dos problemas atendidos. Com o tempo o valor do investimento nessa nova área torna-se um transtorno, pois sem a devida organização, metodologia e acompanhamento a iniciativa correta torna-se um peso para os usuários que tem seu dia a dia dificultado ao invés de resolver seus problemas.

Um bom exemplo de melhoria na gestão para auxiliar na resolução de problemas como o descrito acima seria a adoção do ITIL (Information Technology Infrastructure Library), um conjunto de boas práticas a serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação (TI), o qual busca promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de tecnologia da informação (TI).

Outro exemplo de metodologia é o COBIT® (Control Objectives for Information and related Technology), o qual é um guia de boas práticas apresentado como framework, dirigido para a gestão de tecnologia de informação (TI).  O CobiT não depende de plataformas de TI adotadas nas empresas, tal como independe do tipo de negócio e do valor e participação que a tecnologia da informação tem na cadeia produtiva da empresa, podendo ser implementado em qualquer setor.

Além dos exemplos citado acima podemos também citar metodologias para gerenciamento de projetos como o Project Management Body of Knowledge, também conhecido como PMBOK, o qual é um conjunto de práticas em gerência de projetos publicado pelo Project Management Institute (PMI) e constitui a base do conhecimento em gerência de projetos do PMI. Estas práticas são compiladas na forma de um guia, chamado de Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, ou Guia PMBOK, e utilizado pelas maiores empresas em todo o mundo.

O profissional de gestão de TI

O técnologo de gestão de tecnologia, profissional dessa área, será responsável por amplas tarefas, que vão desde de o gerenciamento da informação até a criação de estratégias de informática que auxiliem o melhor desempenho de todos os setores existentes na organização.

Antigamente a área de TI era voltada mais para reparos do sistema e soluções de problemas envolvendo hardware e software utilizados pela empresa mas, atualmente, o campo de atuação dos profissionais de TI é muito mais amplo e, por envolver a gestão, é um campo de grande importância e responsabilidade.

Uma empresa necessita de gestão de TI para poder se desenvolver e criar estratégias para garantir seu crescimento de uma maneira positiva, aprimorando seus recursos para que sempre estejam seguros e atualizados.

A gestão de TI se faz importante em qualquer empresa, tanto para assegurar a segurança do seu sistema além de oferecer os reparos necessário na área de informática, como para administrar as estratégias do negócio.

Conheça alguns de nossos clientes

Por que nossos serviços são diferenciados?

A WSM oferece confiabilidade, segurança e comprometimento, buscando sempre excelência na qualidade dos serviços e ética em todas as etapas.

Sistema de atendimento online na Wsmtec

Sistema de atendimento online.

Relatórios Mensais na Wsmtec

Relatórios Mensais.

Atendimento em até 4h na Wsmtec

Atendimento em até 4h.

Equipe especializada e certificada na Wsmtec

Equipe especializada e certificada.

beta